Há tempos que o natal perdeu o seu significado, mas hoje em dia está de certa forma insuportável, porque o motivo do natal era pra ser a celebração do nascimento de Jesus, mas tamanha foi a manipulação da data e da festividade da data que pouco se lembra de Jesus, tampouco se lembram que o sentido do natal é a celebração do amor ao próximo. O natal reflete para a grande maioria da população o mais cretino dos sentidos que é o do comprar, para conseguir ter felicidade.
Imagine se na noite de natal, voce não tiver condições financeiras de ter uma boa "ceia de natal", ou ainda se voce não tiver sequer condições para ao menos comprar uma carne para assar e uma "Coca-Cola", se nesse dia ou nessa semana voce nao tiver condições de comprar uma roupa nova, ou de dar um brinquedo a seu filho. Voce pode ter certeza que o natal será muito mais uma data de tristeza e revolta do que de alegria, e tudo isso porque se voce não tem condições de "ter", de nada adianta "estar", estar junto com sua familia, estar junto de seus amigos, ou ainda estar com aqueles que voce gosta reunidos para pensar em Jesus e na sua missao em nossas vidas, nada disso adianta se voce não "ter".
Se corrompeu muito o significado do natal, bem como se corrompeu o sentido de felicidade, o natal e a felicidade hoje estão totalmente atrelados ao ter, comprar, possuir; Se voce não tem condições de ter, logo o natal perde o sentido, e a felicidade nunca é encontrada. Isso tem várias consequencias terriveis na sociedade como crianças descepicionadas com a vida que levam por pouco conseguirem "ter", e que quando jovens seguem o caminho do crime para conseguir saciar seu desejo reprimido de consumir o que nunca tiveram a oportunidade de "ter".
O natal é simplismente o "suposto" aniversário de Jesus, e como a data sugere deveríamos nos alegrar com ele e por ele, festividades e presentes uns aos outros se justificariam por não entregarmos a ele próprio, mas o verdadeiro presente a Jesus, concerteza seria amarmos uns aos outros, de modo a explicitar nossa caridade para com os necessitados, os aflitos, os enfermos, assim como poucos fazem. Mas pudera que nós simplismente fossemos mais caridosos e amáveis uns com os outros, ao menos no dia do natal, isso com certeza seria um grande presente de aniversário a Jesus. O Capitalismo arrancou o aniversariante do seu próprio aniversário, colocou uma outra pessoa para ser celebrada no lugar dele, e ainda deturpou tudo o que o aniversariante gostava fazendo exatamente o contrário do que ele gosta.
Imagine voce no dia do seu aniversário, voce fica todo empolgado, contente, imaginando que todos vão lembrar de voce e do que voce gosta, ai ninguem lembra de voce, além disso ao invés de lembrar de voce dizem que não é voce o aniversariante, mas que o aniversariante é outro, além disso ao invés de te darem varias coisas boas e que voce gosta, enchem voce de porcarias que voce odeia. Voce conseguiria ficar contente com isso?
Portanto o natal é na verdade a data mais hipócrita e maldita do calendário, pois se prostituiu e se corrompeu todo o sentido do natal e nada comemoram no natal além da celebração do "ter", pois é o dia do ano que mais se compram, comem, bebem, e fazem toda sorte de estravagancias, ninguem se importa em passar junto com familia ou muito menos em lembrar de Jesus, o que realmente importa é estravazar e gastar, mesmo que acabe em tragédias, em brigas, em desordem. E o mais triste de tudo isso como tudo na lógica Capitalista, para que alguns riam, se esbaldem, e possuam tudo o que querem, outros precisam chorar, e viver sem perspectiva, com o coração e mentes alimentados por revolta e indiganações, sofredores de um mundo privilegiador da burguesia a qualquer custo.